sábado, maio 31, 2014

Sete dificuldades dos tímidos para iniciar relacionamentos amorosos

SETE DIFICULDADES DOS TÍMIDOS PARA INICIAR RELACIONAMENTOS AMOROSOS
André, o tímido, só namorava quem o abordava!
André é um músico de muito sucesso. Várias de suas composições são interpretadas por cantores famosos, aqui no Brasil. No entanto, ele é muito tímido. Quando está na presença de uma mulher muito atraente, fica semiparalisado e se torna incapaz de tomar qualquer tipo de iniciativa para demonstrar o que está sentindo. André nunca conseguiu namorar quem ele queria. Ele até hoje só conseguiu namorar aquelas mulheres que tomaram a iniciativa de abordá-lo. Nunca teve a coragem suficiente para tomar as medidas necessárias para iniciar um relacionamento com mulheres que o atraiam.
Os tímidos geralmente têm dificuldades para iniciar relacionamentos amorosos. Muitas vezes, ficam sozinhos ou acabam se conformado em namorar parceiros menos qualificados do teriam condições de conseguir.
Uma evidência desta dificuldade foi apresentada por Caspi e colaboradores (1988). Estes autores localizaram um grupo de pessoas que tiveram os seus graus de timidez avaliados há 30 anos. Estes autores constataram que aquelas pessoas que haviam sido classificadas como tímidas, nestas avaliações, haviam se casado cerca de três anos mais tarde do que aquelas que foram classificadas como não tímidas nesta mesma ocasião.
A timidez empobrece o desempenho
As pessoas tímidas se portam de uma forma mais pobre do que são capazes quando estão em situações intimidantes. A timidez é fortemente despertada pela presença de alguém por quem eles sentem muita atração. Por isso, nesta ocasião, perdem oportunidades para fazer comentários inteligentes, se tornam menos hábeis para conduzir uma conversa interessante e podem se comportar de uma forma desastrada (falar coisas insensatas, gaguejar, cometer lapsos, etc.).
Continue a ler no meu blog: ailtonamelio.blog.uol.com.br