sábado, maio 17, 2014

Você sente atração amorosa e já amou quantas pessoas na sua vida?

VOCÊ SENTE ATRAÇÃO AMOROSA POR QUANTAS PESSOAS? VOCÊ JÁ SE APAIXONOU OU AMOU QUANTAS PESSOAS NA SUA VIDA?
As capacidades para sentir atração, apaixonar e amar variam bastante entre as pessoas. Algumas sentem atração, se apaixonam e amam com muita facilidade, enquanto outras dificilmente experimentam estes sentimentos. Felizmente, a grande maioria das pessoas está entre estes dois extremos. As pessoas que têm disfunções nestas capacidades são aquelas que têm facilidade excessiva ou dificuldade excessiva para se envolver afetivamente. Neste artigo vou abordar principalmente as dificuldades para o envolvimento afetivo porque creio que essa dificuldade é mais frequente e traz mais problemas do que a facilidade excessiva para esse tipo de envolvimento.

Facilidade excessiva para se envolver afetivamente

Uma parte daqueles que têm facilidade excessiva para se envolver amorosamente sente atração por inúmeras pessoas, se apaixona a todo o momento e relata uma grande quantidade de amores. Esse tipo de facilidade apresenta vantagens e desvantagens. Uma grande vantagem é que essas pessoas têm mais facilidade para iniciar relacionamentos amorosos. Isso acontece porque elas se interessam por uma grande quantidade de possíveis parceiros, o que aumenta as suas chances de iniciar relacionamentos amorosos

Esta facilidade tem as suas desvantagens: ela pode ser um sintoma de problemas psicológicos e trazer problemas. Em primeiro lugar, as pessoas que têm essa facilidade são muito pouco exigentes na escolha de parceiros amorosos. Isso pode fazer que elas iniciem relacionamentos com pessoas problemáticas ou que lhes são incompatíveis, o que vai gerar relacionamentos pouco satisfatórios. Em segundo lugar, elas são socialmente mal vistas. São rotuladas pejorativamente como “galinhas” e “fáceis”. Em terceiro lugar, muitos possíveis parceiros evitam se envolver com quem tem este tipo de facilidade. Isto ocorre porque os possíveis parceiros sentem que não são especiais quando recebem atenção de quem tem este tipo de facilidade, já que essas pessoas “se envolvem com qualquer um”.

Dificuldades para envolver-se afetivamente

Quando suspeito que um paciente tem dificuldade para se envolver amorosamente, faço-lhe três perguntas (sugiro que você também as responda agora):

1- Quantas pessoas existem no seu círculo de relações pelas quais você sente atração amorosa em um grau que seria, pelo menos, suficiente para iniciar um relacionamento amoroso? (Para responder esta questão desconsidere o fato de você ou destas pessoas já estarem comprometidos).

2- Quantas vezes você já se apaixonou na vida?

3- Quantas vezes você já amou na vida?
(Leia mais no meu blog ailtonamelio.blog.uol.com.br)