segunda-feira, abril 21, 2014

Assertividade, passividade ou agressividade: como você expressa seus sentimentos e pensamentos?


Assertividade, passividade ou agressividade: como você expressa seus sentimentos e pensamentos?


O grau de atenção e consideração que uma pessoa recebe depende de vários fatores como, por exemplo, seu status social, sua aparência física e o seu estilo de afirmação social. Neste artigo vamos examinar os estilos de afirmação social passivo, agressivo e assertivo de expressão de sentimentos e pensamentos.
Estilos de expressão dos sentimentos e pensamentos
Em uma situação social, quando somos contrariados, podemos omitir (passividade), apresentar agressivamente (agressividade) ou apresentar disfarçadamente (alusões, sarcasmo, tropo comunicacional, lítotes, etc. mistura de passividade com agressividade) ou apresentar assertivamente (assertividade), aquilo que sentimos e pensamos. Da mesma forma, os nossos estilos de ação de quando sentimos algo positivo também podem ser passivos ou assertivos. Por exemplo, quando gostamos das ações do nosso interlocutor, podemos omitir ou expressar adequadamente a nossa apreciação pela sua forma de agir.
Cada um destes estilos de ação pode ser o mais apropriado dependendo das circunstâncias. No entanto, na ausência de contraindicações, a forma assertiva de agir geralmente é a mais apropriada e a que produz mais resultados.
CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br