domingo, dezembro 14, 2014

Para aumentar a felicidade, saber gastar é tão importante quanto ganhar mais dinheiro

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO

PARA AUMENTAR A FELICIDADE, SABER GASTAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO GANHAR MAIS DINHEIRO

Provavelmente você já ouviu aquela pergunta clássica: “Se você ganhasse na loteria, o que faria com o dinheiro?”.
A grande maioria daqueles que respondem a essa pergunta pensa na compra de bens materiais (casa, carro, roupa, vida em festas etc.).
Um livro lançado recentemente, escrito por Elizabeth Dunn (professora de psicologia da University of British Columbia) e Michael Norton (professor de marketing da Harvard Business School), está sendo muito comentado pela mídia internacional defende a tese que saber como gastar dinheiro é tão ou mais importante do que a quantidade de dinheiro possuída (Veja a citação deste livro na Nota, no final deste artigo).
Os cinco princípios para melhorar a felicidade
Segundo esses dois autores, as principais medidas que contribuem para a felicidade que o dinheiro pode comprar são as seguintes:
1- Compre experiências. Experiências produzem mais satisfações do que coisas. Viagens, comidas especiais, culturas diferentes produzem mais satisfação do que carrões, joias e roupas.
2- Aprenda a apreciar as pequenas coisas. A satisfação é maior quando apreciamos as pequenas coisas que já estão ao nosso alcance do que da aquisição de muitas outras coisas que desejamos. Você aprecia mais o sabor do chocolate quando não é sempre que eles estão disponíveis do que eles estão sempre disponíveis na sua casa.
3- Compre o tempo. Ser dono do próprio tempo é uma das maiores fontes de satisfação. Pessoas que têm a agenda lotada podem dedicar menos tempo para aquelas coisas que lhes dão prazer.
4- Compre agora e consuma depois. Você pode ter mais satisfação no tempo de espera por uma coisa boa do que no tempo posterior à compra. Sabe aquele sapato que você olhou por tanto tempo na vitrine e depois que o adquiriu o esqueceu  no fundo do armário? “Esperar pela festa pode ser melhor do que estar na festa”.
5- Invista nos outros. Investir nos outros traz mais satisfação do que investir em si próprio. Invista em parentes, amigos e desconhecidos.

Outros fatores que contribuem para felicidade
Várias pesquisas vêm apontando outros fatores que contribuem para o aumento da felicidade. Alguns deles são os seguintes:
1- Viagens
As viagens podem promover diferentes graus de satisfação, aventura, desafios e pressões para ver as coisas de forma diferente e solicitarem diferentes graus de recursos pessoais apara enfrentar situações inusuais.
As viagens que mais contribuem são aquelas que estimulam a expansão dos limites psicológicos: o viajante terá que enfrentar situações diferentes daquelas que encontra no seu dia a dia: comunicar-se em outra língua, adaptar-se a outras regras sociais, experimentar comidas diferentes, adaptar-se a outros valores, códigos, etc.
CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário