sábado, novembro 01, 2014

Relacionamento amoroso sem intimidade é como saco vazio que não para em pé

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:
RELACIONAMENTO AMOROSO SEM INTIMIDADE É COMO SACO VAZIO QUE NÃO PARA EM PÉ
Segundo Sternberg, o amor tem três ingredientes: intimidade, paixão (romântica e sexual) e compromisso. Neste artigo vou abordar o primeiro desses ingredientes: a intimidade.
O que é “intimidade” em um relacionamento amoroso
A paixão mútua atrai os parceiros amorosos para o relacionamento. A intimidade dá sentido, conteúdo e estabilidade para o relacionamento e ajuda a paixão a se transformar em amor! Os compromissos vão selando essa evolução do compromisso neste tipo de relacionamento (namoro, noivado, casamento).
O que você acha de um relacionamento onde cada parceiro oferece e recebe do outro os seguintes benefícios:
1- Compreensão
2- Promoção do bem estar
3- Apoio emocional
4- Relação afetuosa

Deve ser muito bom, não é, um relacionamento assim?
Fica melhor ainda, quando cada parceiro oferece e recebe esses benefícios espontaneamente, e não por obrigação, ou por qualquer outro motivo (interesse em obter algum outro benefício ou para evitar algum malefício)
Pois bem, esses quatro itens acima são os conteúdos das questões de um teste (fórmula reduzida) para medir a intimidade, a paixão e o compromisso que foi parcialmente desenvolvido por Vicente Cassepp-Borges e Maycoln L. M. Teodoro aqui no Brasil, que tem como base a teoria triangular do amor, de Robert Sternberg (veja a citação na Nota, no final desse artigo).
Exemplos de diferentes graus de intimidade
Agora vamos examinar dois exemplos para deixar mais claro o conceito de intimidade.
Sofia e Arlindo: alto grau de intimidade entre o casal
Sofia e Arlindo estão morando juntos. Sempre que alguém pergunta para qualquer um dos dois “Quem é o seu melhor amigo?”, cada um deles, invariavelmente e sem pestanejar, responde que é o outro cônjuge.
Sofia e Arlindo gostam muito um do outro, confiam totalmente no outro, colocam em primeiro lugar o relacionamento que existe entre eles, são compreensivos entre si, validam o modo de pensar e sentir do outro, interessam-se muito sobre o que está se passando com o outro, compartilham bastante com o outro aquilo que é importante para si e sabem que podem contar com o outro tanto na área psicológica como na área material.
Sofia e Arlindo adoram conversar entre si e não têm medo de compartilharem entre si o que estão sentindo e pensando. Sabem que não precisam se defender do outro porque este será compreensivo e continuará gostando e admirando aquele que revela após suas revelações.
Guilherme é apaixonado e dedicado a Helena, mas não criou intimidade com ela.
Guilherme fala para Helena:
Sou apaixonado por você. Penso em você frequentemente e sou muito romântico com você: adoro olhar nos seus olhos e, quando faço isso, perco a noção do tempo e quase entro em êxtase.
Tenho o maior orgulho de ser seu marido. Você é linda e carismática. Onde quer que eu apareça na sua companhia, sou invejado.
Tenho a maior atração sexual por você.
Eu faço tudo por você: ajudo em casa, você tem o melhor carro da família, faço questão que você se vista muito bem, more bem e coma do bom e do melhor. Faço todas as suas vontades: vou buscar você onde quer que esteja e a qualquer hora; sempre viajamos para onde você quer...
Helena responde para Guilherme:
- Você realmente me ama, tem orgulho de estar casada comigo e faz por mim tudo isso que você disse! No entanto, você não gosta de conversar comigo, não se interessa pelo que penso, não sabe o que me realiza e o que me preocupa na vida.  Acho que você não gosta dos meus assuntos, não valoriza o que penso e não se interessa pelos meus sentimentos.
Sempre que estamos juntos, você está com a atenção e outra coisa: mexendo no computador, assistindo TV, dando mais atenção para os seus amigos do que para mim...
Você não me conhece mais. Só cuida do meu bem estar físico e do meu conforto material, e isso não é suficiente. Para você, sou como um carro de luxo: você adora o seu brinquedinho, tem orgulho dele, cuida muito bem dele, mas, por motivos óbvios, não conversa com ele.
Quero alguém que me valorize como pessoa e não que cuide de mim como cuidaria de um objeto de luxo.

Continue a ler no meu blog: ailtonamelio.blog.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário